Reportagem da SIC lança onda de solidariedade

A associação humanitária 4Ever Kids tomou conhecimento da situação destes 40 cidadãos através de uma reportagem televisiva da SIC que dava conta de um grupo de 40 cidadãos romenos a viver num descampado junto a uma antiga fábrica, entre “dejetos, ratos e lixo”, abrigando-se do frio e da chuva com “plásticos e cartões”, descreveu à Lusa um responsável da associação, Luís Figueiredo.
“De imediato nos dirigimos ao local para comprovar a situação em loco, e de facto deparamo-nos com uma situação de calamidade, de 40 seres humanos que estavam a viver em condições completamente indignas”, disse Luís Figueiredo.
Os membros da associação, que em setembro esteve numa missão no Haiti, “nunca viram uma coisa assim”, avançou o responsável.
No local, os voluntários da 4Ever Kids questionaram os cidadãos sobre qual seria o seu desejo e a resposta foi unânime: regressar a casa.
Luís Figueiredo disse que o objetivo da 4Ever Kids foi “resolver a situação no imediato” e de quinta-feira até hoje durante a tarde”arranjou-se uma empresa que levará o grupo até Madrid e um ‘benfeitor’ disponibilizou-se para ajudar na despesa de Madrid até à Roménia”.
“Já fomos ao Banco Alimentar Contra a Fome buscar comida para eles levarem, agora vamos a caminho de Setúbal para ir buscar roupa, para que possam tomar um banho e dia 02(domingo) às 20:00 partirem para a Roménia com o mínimo de dignidade”, avançou Luís Figueiredo.
A par da situação “sub-humana” vivida por aquele grupo, o responsável da 4Ever Kids considerou “chocante como é que a situação não foi resolvida há mais tempo”.
“Esta ajuda não tem nada de glorioso. Glorioso seria se nunca tivéssemos deixado que acontecesse. É uma questão humana, são gente de carne e osso. Estamos a festejar a vinda de um ano novo e o único desejo destas pessoas era voltar para casa, ver os filhos”, disse Luís Figueiredo.
Dos contactos que tiveram com as 40 pessoas, “um grupo de várias famílias”, sem crianças, a associação apercebeu-se de que “alguns deles vieram para Portugal em redes clandestinas para mendigar”, apesar de “terem vindo na esperança de encontrar trabalho”.
Além deste apoio, a 4Ever Kids está a lançar uma campanha para a construção de uma escola no Haiti.
SIC Online

Leave a Reply

Discover more from

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading